Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
concurso universitario e1495567591464 - Negócios inovadores: prorrogadas as inscrições de concurso universitário em SC

Negócios inovadores: prorrogadas as inscrições de concurso universitário em SC

PUBLICADO EM 30 de Maio de 2017

Você faz algum curso de graduação ou de ensino técnico, seja a distância ou presencial em Santa Catarina, e tem ideias de negócios inovadores para desenvolver de forma prática?  Então, participe do 10º Concurso Universitário do Sebrae. Ao todo serão premiados cinco professores orientadores dos projetos e 25 alunos de todo o estado, sendo que os cinco primeiros colocados ganharão uma viagem para o Vale do Silício, na Califórnia (EUA) com todas as despesas pagas. As inscrições estão abertas desde o dia 20 de março e foram prorrogadas até o dia 11 de junho, neste link.



O concurso busca estimular o empreendedorismo universitário, promovendo a prática de planejamento, modelagem e execução de uma ideia de negócio. Tais habilidades por vezes, não são trabalhadas em sala de aula, focando apenas no conteúdo teórico. No entanto, surgem cada vez mais oportunidades para estudantes aplicarem estes conhecimentos de forma prática, desenvolvendo negócios inovadores no meio acadêmico. Além das tradicionais empresas juniores, aceleradoras e incubadoras universitárias que promovem capacitações para o desenvolvimento de empreendimentos de sucesso. Já falamos aqui no blog sobre como a universidade é um espaço de fomento ao empreendedorismo.

Ao realizar a inscrição no concurso do Sebrae, o aluno irá receber uma capacitação em vídeoaulas para aprimoramento, antes de cadastrar o seu projeto de negócio inovador. Depois de enviar a sua ideia, descrevendo um problema e uma alternativa de solução com alguma estratégia de negócio, uma comissão irá selecionar os candidatos para a próxima etapa. Na segunda fase do concurso, os alunos recebem outro treinamento para estruturação e validação do projeto, antes de enviar um formulário com um pitch de Negócio Inovador, com respostas diretas sobre as atividades realizadas e o planejamento do empreendimento. Na terceira etapa, os participantes selecionados após a segunda fase, irão receber uma mentoria pelo Portal de Atendimento do Sebrae, para a avaliação do projeto e do pitch. Com a avaliação de um consultor, o projeto deve ser revisto e enviado com a versão final para o site do Concurso Universitário.

As ideias serão avaliadas de acordo com o potencial de inovação do projeto, credibilidade do modelo de negócio e viabilidade econômica, assim como a execução na prototipagem e validação do cliente, e também a qualidade da apresentação. Para a etapa final serão selecionados 25 candidatos, que irão apresentar suas ideias a uma comissão julgadora. Os cinco primeiros colocados receberão uma viagem de sete dias, com todas as despesas pagas, para o Vale do Silício. Os candidatos classificados entre o  6º e 10º lugar ganharão um Ipad Mini e os demais participantes receberão troféu de referência estadual.

Professores que orientam a elaboração de negócios inovadores também concorrem às premiações

Ao incentivar e apoiar o máximo de estudantes na participação da 10º edição do Concurso Universitário, dois professores serão selecionados para acompanhar a viagem ao Vale do Silício. A seleção será definida por pontuações recebidas de acordo com o desempenho dos alunos orientados, sendo que, quanto mais alunos inscritos e que avançarem nas etapas da seleção, mais pontos o professor recebe. Para saber mais detalhes leia o Edital Completo.

Vale do Silício

Referência mundial em tecnologia e desenvolvimento de negócios inovadores no mundo. Empresas como o Facebook, Google e Pixar têm suas sedes no local, que serão visitadas pelos cinco alunos e dois professores vencedores do Concurso. Leia os relatos da viagem realizada em 2016, no site do concurso e assista ao vídeo da última viagem abaixo:



Ficou empolgado? Então, inscreva-se agora mesmo! Acesse também nosso Portal de Atendimento que possui uma série de capacitações sobre negócios inovadores, como o curso online Caminho Empreendedor – O passo a passo para uma empresa inovadora e a ferramenta Plano de Negócio, que poderão ajudar a estruturar suas ideias.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!