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Entenda a importância de uma Film Commission no mercado regional e no comércio varejista

PUBLICADO EM 7 de junho de 2017

A organização que atrai e incentiva produções audiovisuais é chamada de film commission ou FC.

As FCs geralmente estão associadas à órgãos oficiais de turismo que visam a geração de emprego, agregação de valor ao patrimônio local, incentivo ao turismo e exposição do comércio local.

Dessa forma, é possível identificar as principais atividades de uma film commission:

  • Atrair produções audiovisuais para as regiões que possuem uma FC;
  • Evitar transtornos à comunidade local, apoiando a operação e logística das gravações;
  • Dar suporte e fomentação ao desenvolvimento da indústria cinematográfica.

Em Santa Catarina, as cidades de Joinville e Balneário Camboriú possuem uma film commission municipal e em Florianópolis e Blumenau as FCs estão em fase de estruturação.

Por que o mercado de produção audiovisual gera impacto?

Atualmente, a publicidade tem feito cada vez mais o uso de vídeos como forma de aumentar o engajamento de campanhas. Essa estratégia é eficaz devido ao alcance de um público mais abrangente que consome esse tipo de linguagem de comunicação. Outra vantagem é a humanização, pois o expectador tem a possibilidade de, não somente imaginar, como ver as imagens que o remeterão ao local da filmagem, personagens e enredo que envolvem emocionalmente quem assiste.

No caso de uma film commission, após a divulgação das filmagens locais é possível consolidar uma imagem e aumentar a valorização do comércio local. Logo, o FC torna-se uma oportunidade para o comércio varejista.

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