Esqueceu sua senha?

Não tem problema! Escreva seu CPF no campo abaixo e você receberá um e-mail.

Verifique seu e-mail!

Enviamos um e-mail para: emaildosusuario@mail.com

Ah! Não esqueça de ver sua caixa de spam!

Caso haja algum problema, ligue para 0800 643 0401

Blog do Sebrae/SC

Voltar
Lean Construction Blog SEBRAE SC - Lean Construction: como essa metodologia pode ser benéfica para negócios do setor de Casa & Construção

Lean Construction: como essa metodologia pode ser benéfica para negócios do setor de Casa & Construção

PUBLICADO EM 22 de novembro de 2018

Você já ouviu falar em Lean Construction? Esse método de gerenciamento de projetos para construção civil, conhecido também como construção enxuta, pode aumentar a produtividade, reduzir custos, evitar atrasos e, consequentemente, aumentar o nível de satisfação dos clientes.

A metodologia é parte do Lean Thinking, ou pensamento enxuto, desenvolvido pela Toyota, no qual as atividades são baseadas por fluxo de atuação e critérios de valor.

Se você quer saber como o Lean Construction pode ajudá-lo a melhorar a gestão de um canteiro de obras, continue a leitura.

COMO FUNCIONA, NA PRÁTICA, O LEAN CONSTRUCTION?

A principal diferença entre o sistema tradicional e o de construção enxuta está na maneira como os processos produtivos são abordados.

O pensamento enxuto busca otimizar os processos, reduzindo ou eliminando as etapas que não agregam valor ao cliente e não são necessárias, como retrabalho, tempo de espera e fluxo de materiais.

Percebe-se, portanto, que o conceito de Lean Construction está diretamente ligado à satisfação do cliente. Por isso, para considerar uma atividade como agregadora de valor, é necessário cumprir alguns requisitos, como destaca o blog Voitto:

  • O cliente deve estar disposto a pagar pela atividade;
  • A atividade deve transformar de alguma forma o produto ou serviço;
  • A atividade deve ser feita corretamente desde a primeira vez.

BENEFÍCIOS

Ao aplicar os princípios do Lean, alguns benefícios podem ser identificados. São eles:

  • Otimização dos processos por meio da redução de atividades desnecessárias e da padronização das etapas, tornando o canteiro de obras mais produtivo.
  • Maior satisfação dos clientes e maior valor agregado às entregas pois, com a metodologia, passa-se a dar mais ouvido as necessidades dos clientes e mercados, produzindo o mais próximo do que eles buscam.
  • Processos mais rápidos e redução de tempo de ciclo.
  • Identificação de riscos e falhas com antecedência, possibilitando uma ação rápida.
  • Redução de desperdício de materiais.

Pensando em ajudá-lo a potencializar seus negócios no setor de Casa & Construção, o Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae/SC preparou um relatório COMPLETO e GRATUITO reunindo o conceito de Lean Construction, seus benefícios, desafios, aplicação e muito mais.

O que você vai encontrar no relatório:

 Diferença da construção tradicional e construção enxuta. O que mudou na construção tradicional com o surgimento da construção enxuta e como isso implica maior valor agregado aos produtos entregues.

 Você verá a importância de agregar valor aos produtos, e de reduzir atividades de fluxos, e como isso beneficiará o seu negócio.

 Fluxos de conversão da Lean Construction. Quais são os quatro fluxos e como desempenhá-los corretamente garantindo a conversão deles no produto final que será entregue.

São sete princípios fundamentais da lean e no relatório você conhecerá cada um deles, e dicas de como aplicar no dia a dia da sua empresa.

 Conheça os benefícios e desafios de implementar a metodologia no seu negócio e dicas práticas de como realizar essa implementação.

 Além dos princípios, serão indicadas ferramentas que tornarão possível transformar o modelo de construção tradicional em um modelo enxuto.

Faça download aqui e confira o conteúdo completo sobre Lean Construction. Para receber em primeira mão os conteúdos publicados sobre Casa & Construção, cadastre-se gratuitamente aqui.

Comentários


Ver mais comentários

Você precisa estar logado para comentar! Cadastre-se ou faça seu login!